quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

valorizar é fácil

ás vezes , ponho-me a pensar , e no meio do meu cérebro ainda aprendiz , tento perceber como é que é possível as pessoas gostarem umas das outras , os casais apaixonarem-se , no fundo , o que quero dizer é que não sei como é que temos sentimentos , e onde é que eles permanecem . será no cérebro ? será no coração ? será numa mão ? num pé ? na barriga ? nos olhos ? naaa . se há coisa que não percebo , nem nunca irei perceber , é como é que o ser humano tem a capacidade de amar . afinal , o coração é apenas um órgão que bombeia o sangue para todo o corpo . mas daí , a ter a capacidade de sentir algo por outra pessoa , é estranho . aliás , o ser humano é estranho . e ainda há gente que diga que é racional , por favor .
o que ainda percebo menos , é alguém gostar de outra pessoa , ao ponto de se rebaixar tanto por ela , ao ponto de gostar mais dela , do que dele próprio , ao ponto de deixar tudo pela pessoa , ao ponto de lhe dar tudo , ao ponto de dar até a sua vida , ao ponto de ser traída (por vezes) , e ainda assim perdoar o outro . é estranho , não é ? como é que nós , seres humanos , temos esta infinita capacidade ? são tantas as vezes que somos desprezados , magoados , espezinhados , calcados , magoados . são tantas as vezes que nos deixam de parte , são tantas as vezes que nos fazem chorar , são tantas as vezes que caímos e não temos ninguém capaz de nos ajudar a levantar , são tantas as vezes que nos tiram noites bem dormidas , são tantas as vezes que ficamos sem apetite por causa de alguém que muitas das vezes nem merece , são tantas as vezes que chegamos a querer morrer , enquanto que nesse preciso momento , estão tantas pessoas a pedir para viver . é cruel , é injusto , chega a ser estúpido .
por vezes estamos felizes e nem sabemos . por vezes , queixamo-nos que não queremos ir para a escola , enquanto que noutra parte do mundo , estão crianças a desejar por aprender a ler . por vezes , queixamo-nos da casa onde vivemos , enquanto pessoas vivem na rua . por vezes , queixamo-nos que o jantar é peixe em vez de ser carne , enquanto que alguns não têm o que comer . por vezes , somos cruéis , muito cruéis . o ser humano , na minha opinião , é o ser mais cruel do mundo .
mas , quem é que já não errou ?
com tudo isto , quero apenas dizer , que devemos valorizar cada coisa que temos , por mais simples que ela seja . devemos guardar cada momento . devemos tratar bem quem nos quer bem , não querendo dizer que seja preciso tratar mal os que gostamos menos .
sei do que falo , pois aprendi com tudo o que aqui está escrito .
agora ? agora eu amo , amo as pessoas , e contabilizo a minha vida ao pormenor . e quando tenho de enfrentar um problema , então eu enfrento sem medo .
agora , eu amo com tudo o que tenho , eu amo com todo o coração .

1 comentário: